domingo, 30 de agosto de 2015

Uma carta para o papai

Postado por Mãe do André às 07:30

O que vale é a intenção, né? Ainda é o mês dos pais, então segue minha homenagem atrasada para o pai do André! :)

Filho, posso pedir licença para ocupar esse espacinho seu para falar com seu pai? É que amanhã é o dia dele e ele merece. Pode ser? Obrigada!


Meu amor,

Amanhã é o seu primeiro Dia dos Pais. E é engraçado, eu estou tão feliz! Dificilmente eu vou conseguir colocar essa carta no ar a tempo, mas, mesmo atrasada, eu queria registrar publicamente minha gratidão a você (e sempre existe a possibilidade de eu apenas ler estas palavras amanhã)

Eu sei que lidar comigo grávida não deve ter sido fácil. Eu sei que o cansaço e os enjoos do primeiro trimestre sobrecarregaram você. Mas saiba que seu apoio foi fundamental para que o nosso bebê seguisse firme na minha barriga. Obrigada por cuidar da casa praticamente sozinho. Obrigada por priorizar meu descanso mesmo quando você estava exausto. Obrigada por tolerar uma bagunça que eu não era capaz de arrumar. Obrigada por fazer supermercado tarde da noite, no fim do período, enquanto eu descansava no sofá. Obrigada por ir comprar remédio de enjoo quase de madrugada, por entender meu "piti" por comida, por segurar meus cabelos enquanto eu passava mal no banheiro, por ir me resgatar no trabalho mesmo quando eu é quem estava com o carro. Tudo isso me mostrou que você já era pai. E um bom pai.

Quando a barriga começou a crescer, outros desafios apareceram para mim e você não sabe o quanto foi importante você estar lá. Eu sei que nem sempre eu parecia muito grata, entre choro, exigências e explosões de raiva. Mas eu jamais vou me esquecer dos cuidados que você teve com a saúde do seu filho e com o meu bem-estar. Obrigada por me proteger de cada possível queda nas férias (eu ainda não acredito que me meti em tantas trilhas no meio da mata, rs). Obrigada por dirigir sozinho durante um mês e por virar meu motorista particular no final. Obrigada por ter ido a todos os exames, por conversar comigo sobre como seria a criação do André, por ajudar na arrumação do quartinho. Obrigada por cada saco de lixo a mais que você levou para fora para que eu evitasse a escada. Obrigada por puxar o sofá reclinável várias vezes por dia para eu não fazer esforço, por pegar cada coisinha que eu derrubei no chão ou que estava guardada no alto. Pode não parecer, mas nesses momentos você não estava apenas sendo um marido companheiro. Você estava garantindo a saúde o bem-estar do André. Você estava sendo um bom pai.

Mas chegou o momento tão esperado. E você se superou. Obrigada por me acolher nas emoções em ebulição quando a cesária se desenhou no horizonte. Muito, muito, muito obrigada por ter sido meu alicerce emocional em todo esse processo e por ter ajudado a pensar no que seria melhor para o nosso filho. Obrigada por cuidar de dois por mais de 10 dias, por ter me dado banho, me ajudado na hora de me enxugar e trocar de roupa. Obrigada por assumir as fraldas e o banho do André. Obrigada por ter sido um PAIZÃO desde a primeira madrugada no hospital. E eu não tenho palavras para agradecer, eu jamais vou ter palavras para traduzir a importância da sua presença e do seu apoio na primeira semana de amamentação. Se hoje nosso filho tem dois meses e mama apenas leite materno é graças também a você. Se não fosse você, meu amor, eu jamais teria conseguido. Obrigada por ter dado de mamar junto comigo. Por ter sentado ao meu lado na cadeira de amamentação TODAS as vezes por uma semana. Por ter ficado ali, ajeitando a boquinha, a cabecinha, o queixinho, as mãozinhas e as perninhas do nosso filho. Por ter largado qualquer vestígio de machismo que você poderia ter para massagear meu peito e me ordenhar - a experiência menos sexy que um casal pode ter. Obrigada por ter feito comigo a peregrinação ao banco de leite, por ter me dado água e comida na boca. Muito, muito, muito obrigada por ter, simplesmente, segurado a minha mão e ter ficado ao meu lado quando o seio feriu e o desgaste físico e emocional me fizeram desabar (e quando não havia mais nada que você pudesse fazer).

Sei que nesses dois meses já brigamos feio e que eu já apontei e joguei na sua cara muitos "erros inaceitáveis" que você cometeu. Mas queria deixar bem claro que isso não significa que eu seja cega para os meus próprios erros ou para os seus sacrifícios diários. Eu sei o quanto é difícil para você sacrificar seu trabalho e seus compromissos por mim e pelo André. Mas saiba que eu agradeço cada minutinho de serviço que você perdeu para me apoiar. Obrigada por ter saído mais cedo quando os choros de cólica do nosso filho me deixavam sem chão. Obrigada por ter ido às consultas médicas mesmo em horários horrorosos. Por ter assumido algumas noites para eu poder descansar. Por ter feito questão até que eu me divertisse.

Você merece muito comemorar esse Dia dos Pais, meu amor. Porque você é um paizão e porque eu sei que esses dois meses foram muito intensos e difíceis também para você. Tenha certeza de uma coisa: se hoje seu filho é saudável, gordinho e risonho é muito e também por sua causa. É um privilégio o André ter um pai de verdade como você. Se nas nossas brigas eu apontei tantos erros, quero que saiba que você ainda vai errar muitas vezes. E eu também. Mas nenhum erro vai apagar as centenas de gols de placa que você já fez na gravidez e nos últimos dois meses. Obrigada por ser uma referência de ouro para o nosso filho. Obrigada por já ser um exemplo para ele. Obrigada por realmente estar nessa comigo, de corpo e alma. Obrigada por já ser esse pai maravilhoso para o André. Poucas pessoas merecem tanto essas palavras hoje:

FELIZ DIA DOS PAIS!


8 de agosto de 2015 (véspera do Dia dos Pais) - 2 meses e 10 dias

Comente pelo Facebook:


1 comentários no blog:

Estela disse...

Rê, que lindo! Penso que grande parte das potencialidades de uma relação saudável parte do reconhecimento e aceitação do outro, com toda a suas potências, suas limitações, suas superações e (re)significações de tantos processos que nos atravessam o tempo todo. Conviver e acima de tudo amar implica muito isso e acho muito belo o amor de vocês que é tão grande que agora compartilha com mais uma pessoinha linda que é o André. Feliz dia dos pais atrasado para o Vítor e muitas saudades de vocês. =D

Postar um comentário

 

Cartas para meu filho Copyright © 2014 Design by Amandinha Layouts Amandinha Layouts