sexta-feira, 3 de abril de 2015

A “magia” da gravidez

Postado por Mãe do André às 09:28
Minha barriga aos 4-5 meses
e às véspera de você nascer
 A gravidez é um período estranho. Não me leve a mal, filho, é também um período mágico, como se diz por aí. Mas não é a magia de tirar um coelho da cartola: fofa e simples. É mais como aqueles números em que o mágico é amarrado com correntes, colocado em um saco e jogado em um tanque cheio de água. Você fica acompanhando ele se debater, tentando se soltar antes de se afogar, num misto de admiração e pânico, prendendo a respiração junto com ele. E termina o número aliviado e impressionado de que tudo tenha dado certo. Gravidez é tipo isso.


Muitas coisas esquisitas acontecem com você quando se está grávida. Estranhas, surpreendentes e nem sempre bonitas - prisão de ventre, hemorroidas, enjoos, inchaço, azia, tonturas e estrias são apenas alguns exemplos. E há todo um terrorismo em volta de você que se assemelha muito à música de tensão e suspense usada pelo mágico quando ele está amarrado no tanque d'água: você descobre pesquisas que mostram que o que você sente, pensa, come e faz interfere no físico e no psicológico do seu filho para o resto da vida! Oi? Você não pode reclamar de nada do que acontece porque alguma mãe por perto tem uma história de terror muito pior do que a sua e ela vai correr para detalhar coisas muito piores que ainda estão por vir! É competição? Cadê as palavras de apoio, gente?

Nessas horas, você é, ao mesmo tempo, mágico e espectador da própria barriga. Você se debate como louca dentro do saco encharcado na esperança de que dê tudo certo e que você faça o melhor para não comprometer o espetáculo. Mas o que é melhor? Você lê reportagens dizendo que deve comprar coisas como “kit berço” para proteger seu bebê e almofadas para criar o “ninho” apertadinho que ele precisa para não sentir falta do útero. No minuto seguinte, outra reportagem diz que o berço não pode ter NADA além do colchão, sob o risco do seu filho morrer de sufocamento! Um diz que suplemento vitamínico é essencial e que sem ele seu bebê não vai se desenvolver bem. Outro alega que nada disso é necessário e que pode até prejudicar. Alguém diz que a cadeira e a almofada de amamentação são fundamentais e que sem elas sua vida vai ser um inferno. Outros dizem que é dinheiro jogado no lixo... Olha o mágico se debatendo na água e você tenso, sem respirar, acompanhando o espetáculo. Apenas rezando para tudo acabar bem e para que o final seja realmente divertido!

Mas, no auge da tensão, eu lembro que tudo não passa de um espetáculo de mágica. Um truque feito há muitos anos, sempre com sucesso. A tensão existe, mas é falsa. Tudo vai acabar bem e milhares de mágicos já passaram por isso (e todos saíram vivos no final)! Claro, mesmo sendo um velho truque, a mágica sempre impressiona. Você fala sozinha com a barriga no carro e percebe que aquele que ainda nem é considerado gente em algumas culturas atende você – seu enjoo passa magicamente naquele dia importante de trabalho. Você vê seu corpo exigir de você, sem direito a negociação, exatamente aquilo que seu filho precisa. A barriga cresce, mexe, e você se dá conta de que seu bebê está ali e já se comunica com você. Ele ainda nem existe oficialmente e vocês já têm uma relação. E pense no que acontece com o seu corpo durante o parto! É mágico! É estranho! É lindo! E é ASSUSTADOR!


Sempre disse que passaria apenas por uma gravidez – e olhe lá! Mas, confesso filho, já começo a rever meus conceitos. O mágico acaba de fazer desaparecer alguns medos e tirar algumas novas certezas da cartola.


19 de janeiro de 2015 - 22 semanas

Comente pelo Facebook:


3 comentários no blog:

Anônimo disse...

Adorei. Vanete

Unknown disse...

Linda analogia!
O importante é que o espetáculo é garantido pelo primeiro choro, pelo aprendizado da amamentação, pelo amor que envolve a gente, o bebê e o pai.
Parabéns por esta fase que está passando e por todas que virão!
Adorei o blog!
Beijão,
Virginia.

Unknown disse...

Linda analogia!
O importante é que o espetáculo é garantido pelo primeiro choro, pelo aprendizado da amamentação, pelo amor que envolve a gente, o bebê e o pai.
Parabéns por esta fase que está passando e por todas que virão!
Adorei o blog!
Beijão,
Virginia.

Postar um comentário

 

Cartas para meu filho Copyright © 2014 Design by Amandinha Layouts Amandinha Layouts