segunda-feira, 18 de julho de 2016

Pessoinha

Postado por Mãe do André às 17:30
Ultrassom de 8 semanas
Sabe, filho, não sei se eu já contei isso a você, durante boa parte da gravidez eu e seu pai nos referíamos a você como "pessoinha". E quando descobrimos que você era um menino e ainda não tínhamos um nome, foi "pessoinho", rs. Tudo por causa do seu primeiro ultrassom, com 8 semanas de vida, aquele exame que, para mim, confirmaria a gravidez (confirmação que seu pai já tinha dentro dele há algumas semanas, rs).  Eu cheguei à clínica achando que veria um "feijãozinho", uma manchinha diferente naquela confusão em preto e branco. E então dou de cara com uma pessoinha, literalmente. Uma bolinha como o seu corpinho, cabeça, bracinhos e perninhas. E um coraçãozinho barulhento. Que emoção! Que coisa incrível! E pensar que em algumas culturas você não seria nem considerado um ser vivo a essa altura. Como??? Você já era uma pessoinha!

Ah! Mas de algumas semanas para cá, filho, você está cada vez mais pessoinha. E de um jeito que mudou completamente o significado desse apelido.

Dizem que o bebê com menos de 6 meses não tem vontades, apenas necessidades. E por mais que  não parecesse assim quando você tinha 3 ou 4 meses, estou cada vez mais acreditando nessa frase. Filho, é uma coisa tão incrível ver você "virando gente", rs. Ver você aprendendo a dominar cada vez mais o seu corpinho, perceber seu desenvolvimento e, principalmente, começar a notar os primeiros sinais da sua personalidade. Sei que são esboços e que muita coisa ainda vai mudar. Mas é interessante perceber que você já tem preferências, gostos e padrões de humor. Já sei que quando você dorme bem acorda sorridente e bem-humorado (parece óbvio, mas eu não acordo assim, rs). Sei que adora uma boa farra, que inclua correr, sacudir e virar de cabeça para baixo (apesar do seu refluxo!). Mas que a farra deve ser conduzida por poucas pessoas porque você fica estressado com muita gente à sua volta - você sempre grita revoltado quando percebe várias pessoas falando ao mesmo tempo com você, rs. Você não se importa em passar de colo em colo, mesmo de desconhecidos, desde que esteja bem (sem dorzinha, por exemplo) e que tenha
tido um tempo no colo da mamãe antes para assimilar um pouco as novas pessoas do ambiente. E já chora ao ser amarrado no bebê-conforto e no carrinho.

Você tem olhos espertos e curiosos, como a maioria das crianças, mas é bonito ver como você presta atenção em cada detalhe do ambiente que o cerca. Se nos aproximamos de uma mesa posta, por exemplo, você gasta alguns segundos olhando cada prato, cada talher e cada opção de comida. Encara desconhecidos no elevador e olha fixo, olho no olho, cada pessoa que interage com você. Também é gostoso perceber como você já gosta de um denguinho. Você quer toque, beijinho, cheirinho. Claro que toda criança gosta de carinho, mas é mais do que isso. Quando você mama ou quando ninamos você, você se esforça para o ter o máximo de contato corporal possível: fica o tempo todo esfregando seu pezinho em mim, segurando e mexendo nos meus dedos, levando a mãozinha em minha boca para que eu te beije, apertando meus braços. Você fecha os olhinhos e fica imóvel quando eu passo meu nariz no seu, ou quando acaricio suas bochechas. Você estica o pescoço para eu te beijar e sorri satisfeito quando eu faço carinho nos seus braços e pernas. Você coloca a cabeça no meu ombro pedindo aconchego e, apesar da agitação, fica assim muitos segundos. Que delícia!

Ficando em pé - 7 meses
A evolução no controle do seu corpinho foi incrível no último mês e mostrou mais ainda a pessoinha que você é. Você passou a sentar cada vez mais firme (e sorria animado todas as vezes que conseguia ver o mundo desse novo ângulo) e passou a querer ficar em pé! Perninhas cada vez mais duras que se esticam todas para transformar nossa tentativa de colocar você sentado em oportunidade de ficar pé. E fica eufórico, orgulhoso mesmo, quando consegue. Colocar você para arrotar se tornou quase uma missão impossível, pois você quer nos escalar (até quase cair pelas nossas costas), quer definir que posição ficar no colo e interagir com todo o ambiente (com cada botão, parede, maçaneta ou interruptor que encontrar pela frente), apertando, esfregando os dedinhos, batendo e lambendo. Você ainda não se senta sozinho e não engatinha, mas agora cismou de querer ficar em pé e andar!!! Já se agarra na gente e no sofá e, num piscar de olhos, está em pé. É curioso ser sua frustração quando não consegue controlar seu corpinho como quer. E você quer grandes coisas! Quer ficar em pé sem usar as mãos (sempre ocupadas com algum brinquedinho), quer pegar algo que está longe sem engatinhar (e como você fica bravo se colocado de quatro) e quer ficar em pé sem as mãos, mas fica revoltado quando cai.

Vontades claras, raiva quando elas não são atingidas, satisfação quando alcança seu objetivo, frustração quando ele se mostra difícil demais, alegria nas brincadeiras conhecidas, desconfiança com as novidades, felicidade em explorar o mundo, revolta por não ir tão rápido como você gostaria... Cada vez mais pessoinha! Uma pessoinha encantadora e deliciosa, que eu tenho o prazer diário de ver se formando, de conquista em conquista, de vitória em vitória, nesse caminho de desenvolvimento.

Ah, filho! É simplesmente sensacional ver você virando gente! Ver você ir se transformando nessa pessoa única no mundo, que eu ainda não faço ideia no que irá se tornar. Mas, com certeza, já é uma pessoinha muito amada. E adorável!!!



Vitória, 25 de janeiro de 2016 - 7 meses e 27 dias

Comente pelo Facebook:


0 comentários no blog:

Postar um comentário

 

Cartas para meu filho Copyright © 2014 Design by Amandinha Layouts Amandinha Layouts