terça-feira, 1 de março de 2016

Gostosuras E travessuras

Postado por Mãe do André às 08:46

Você dormindo desmaiado no avião
Cinco meses!! Caramba, filho, você já tem cinco meses! Como está passando rápido (exceto o primeiro mês, que teve 300 dias, rs). E foi um mês tão especial! Tão cheio de novidades e delícias. Um mês, aproveitando a data, de muitas gostosuras e muitas travessuras.
Tudo está mais leve, mais fácil. E, ao mesmo tempo, mais "trabalhoso", rs. É que você está mais ativo, começando a controlar melhor seu corpinho, exigindo um olhar mais atento. Você está mais "levado", virando na troca de fraldas, "fugindo" do tapetinho de atividades, pegando as coisas ao seu redor, puxando cabelo, se contorcendo para ver o que está acontecendo na TV ou no celular. Tomar água com você no colo é um desafio! Você é forte e puxa tudo. Mas... Ah! Filho, como está tudo mais leve, mais gostoso. Suas dores diminuíram muito depois dos remédios de refluxo, eu estou me estressando menos e curtindo muito mais. Tão bom!

Foi um mês de muitas novidades. Na semana em que você completou quatro meses de vida fizemos sua primeira viagem. Fomos de carro para o interior do Estado comemorar os 90 anos da sua bisavó. Eu estava um pouco tensa, filho, mas você se comportou tão bem!! Paramos duas vezes para amamentar, tanto na ida quanto na volta. Você dormiu, brincou, conversou. E quando se estressou de verdade já estávamos chegando, faltavam uns 15 minutos. E eu dirigi!!! Peguei a BR pela primeira vez na vida. Sabe, mamãe fica muito enjoada em viagens e ficar dando a atenção que você precisa, olhando para o lado, pegando os brinquedos, etc, só piora a situação. Então eu e seu pai achamos melhor eu começar a treinar a direção na estrada, assim ele pode cuidar de você. Foi tenso, mas eu me senti o máximo!

Na casa da bisa, você estranhou um pouco o berço novo e acordou de madrugada, mas era só trocar a sua fralda e dar de mamar para você voltar a dormir de novo. Eu descansei tanto!!! Foram dias bem gostosos. E lá, pela primeira vez, você virou! Rolou no sofá, virou de barriga para baixo e colocou as mãozinhas para frente, levantando o pescocinho. Queria fazer um escândalo - como mãe fica eufórica com essas pequenas conquistas, né? Mas acredita que, mesmo tendo a família toda reunida naquele fim de semana, não tinha ninguém por perto??! Ninguém viu! Demorou uma semana para o seu pai conseguir ver. Você ameaçava, ensaiava, mas não virava. E se naquela semana inteira você só virou duas vezes. Dez dias depois virava várias vezes por dia, como se estivesse muito empolgado com sua nova habilidade (você sorria toda vez que conseguia, que fofo!). Assim, o tapetinho de atividades ficou curto e depois de pegar você no chão umas duas vezes (sem chorar, tranquilão lá brincando), resolvemos colocar um edredom em volta. Você também está com mais força nas pernas. Quer ficar em pé e chega a conseguir segurar o peso do seu corpinho por alguns segundos. Também já se contorce de um lado para o outro por aí - é capaz de atravessar a nossa cama em segundos, como uma minhoquinha. 

Por isso, fizemos as primeiras mudanças no seu quartinho. Abaixamos o estrado do seu berço (você já estava agarrando e puxando o mosquiteiro), e arrastamos a poltrona de amamentação para abrir espaço para um tapetinho de EVA. Como você gosta de ficar ali. O controle do seu corpinho é tanto que, hoje, quando você está no meu colo e fica com fome, vai se contorcendo em direção ao meu peito! Tenho que tomar cuidado para você não cair. E nesta última semana você está adorando ficar sentado. Ainda não se senta sozinho, mas é só a gente colocar você nesta posição para você sorrir e dar gritinhos empolgados. E joga o corpinho para frente, apoia as mãozinhas no chão e... FICA SENTADO! Poucos segundos, é verdade, mas já fica. Que lindo!

Claro, tanta novidade deixou você mais excitado que o normal. Você passou a acordar de madrugada com mais frequência (não todos os dias, mas em vários) e passou a resistir ao soninho do dia. Boceja, esfrega os olhinhos, reclama. Mas se eu tento ninar você é um escândalo! Parece que estou batendo em você! Fui criando e mudando as estratégias ao longo do mês e hoje é um pouco mais fácil te colocar para dormir, mas como eu fiquei cansada no início! Canto para distrair, levo para o corredor (que não tem nada nas paredes para causar distração) e insisto, insisto e insisto até você dormir. Ah! E você teve a sua primeira febre. Dois dias de temperaturas altas sem qualquer explicação ou outro sintoma - tudo indica que foi roséola, pois ficou pintadinho depois. Um pouco triste e tenso, mas faz parte, né?

Outro marco importante deste mês é que comecei a olhar as creches do bairro. É para o ano que vem, mas este é o período de matrícula. Filho, que dor no coração!!! Cada vez que eu saía de uma creche tinha vontade de agarrar você e não soltar nunca mais! É tão estranha a sensação de sequer pensar em deixar você nesses lugares, sob cuidados de estranhos. Eu e seu pai não conseguimos até agora decidir o que fazer. Colocar você numa creche no início do ano parece cedo demais. Mas colocar você no meio do ano como queríamos, depois que você fizer 1 ano, pode ser muito difícil por causa da oferta de vagas. E esperar até 2017 já me parece tarde demais. Vamos ver... Ainda não conclui minhas pesquisas.

Só sei que foi um mês intenso e maravilhoso. Cheio de novidades. É uma delícia ver você transformando em pessoinha. E agora fechamos este período com chave de ouro. Ontem, dia em que você completou 5 meses, foi dia de andar de avião!!!! Viemos para o Rio de Janeiro para o encontro da família do seu pai. Como eu estava nervosa! Tinha vontade de entrar no avião já pedindo desculpas aos passageiros, rs. E você começou a chorar antes da gente taxiar! Tenso! Mas foi só colocar você no peito que tudo passou. Você só chorou quando tentei tirá-lo do peito. Ficou nessa de mamar / chupeitar / dormir no peito o voo inteirinho. Sem dar um pio. Feliz e tranquilão. Nem no engarrafamento depois você deu tanto trabalho (eu fiquei muito nervosa, mas seu pai conseguiu distrair você). 

Altas aventuras! E muitas ainda estão por vir, meu filho. Feliz mesversário! 

Rio de Janeiro, 30 de outubro de 2015 - 5 meses e 1 dia

Comente pelo Facebook:


0 comentários no blog:

Postar um comentário

 

Cartas para meu filho Copyright © 2014 Design by Amandinha Layouts Amandinha Layouts